A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou um roteiro especial para fomentar a reflexão e a conscientização sobre o Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas. O roteiro visa promover uma maior compreensão sobre o assunto e incentivar a ação comunitária para enfrentar essa violação dos direitos humanos.
Segundo o Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas da Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 25 milhões de pessoas são vítimas de tráfico humano em todo o mundo, com uma grande parte sendo forçada ao trabalho escravo e à exploração sexual. A maioria das vítimas é encontrada em regiões da Ásia, Europa e América Latina.
A CNBB, ciente da urgência de abordar o tráfico de pessoas, preparou um roteiro que inclui uma série de atividades e reflexões para igrejas e comunidades ao redor do Brasil. O material elaborado abrange: Reflexões e Oração, Educação e Conscientização e Ação Social.
Em Manaus, a Rede Um Grito pela Vida em parceria com o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), promovem uma intervenção social no Santuário Nossa Senhora Aparecida, no dia 30 de julho, das 07h às 17h, como explica a coordenadora da rede, Irmã Michele Silva.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar