Nesta quarta-feira, (10) é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular, que tem a intenção de alertar para a importância da prevenção e diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas, podem levar à perda da visão.
As principais causas de cegueira em adultos são a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética. De acordo com a médica oftalmologista Habib Assafh, Especialista em Cirurgia de Catarata, as consultas de rotina são imprescindíveis para o diagnóstico e tratamento dessas e outras doenças, que muitas vezes podem ser assintomáticas no início.
Estima-se que apenas o glaucoma atinja cerca de um milhão de pessoas no País. Quando não tratado e diagnosticado a tempo, leva à cegueira irreversível. Pessoas que possuem histórico de glaucoma na família, precisam fazer um exame preventivo. Também fazem parte do grupo de risco os portadores de diabetes; os míopes e pessoas com hipermetropia.
- Grupo que vendia vagas para agendamento da nova Carteira de Identidade é preso, em Manaus
- Aprovados no Concurso Nacional Unificado vão ter curso de formação a distância
A catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa 20 milhões de pessoas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), surgem cerca de 550 mil novos casos no Brasil por ano.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar