Campanha Julho Amarelo alerta para os riscos do diagnóstico tardio das hepatites virais

Em 2023, Manaus registrou mais de 500 casos das hepatites B, C e D.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

A Campanha Julho Amarelo segue durante todo este mês com o objetivo de alertar a população sobre os riscos do diagnóstico tardio das hepatites virais. Em 2023, Manaus registrou 504 casos dos tipos B, C e D da doença. As hepatites virais podem causar outras enfermidades graves como cirrose hepática e câncer de fígado, o que aumenta os riscos de morte.

A chefe do Núcleo de Controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s da Semsa, Antônia Silva, explica como as hepatites virais podem ser transmitidas em seus diferentes estágios.

Neste ano, Manaus já registrou 131 casos de hepatites virais, sendo 62 do tipo B e 69 do tipo C. A medidas de prevenção são importantes para evitar a proliferação da doença, destaca a especialista.

O teste rápido permite que a pessoa obtenha o resultado em 30 minutos e está disponível em 193 unidades de saúde da capital amazonense.

Durante a campanha, as unidades de saúde vão intensificar a distribuição de preservativos e a aplicação das vacinas contra as hepatites A e B.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar