‘Semana do Migrante’ tem oferta de ações e serviços de saúde; saiba mais

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou, nessa quarta-feira (19), a “Semana do Migrante”, com ações de saúde e reforço na oferta de serviços da atenção básica, acolhimento e orientação para migrantes, refugiados e apátridas que vivem na capital.

A programação segue até o próximo dia 26, marcando as ações referentes ao Dia Nacional do Migrante, celebrado ontem, e aos dias mundiais do Refugiado (20 de junho) e do Migrante (25 de junho).

A iniciativa oferta serviços de triagem, consultas clínicas, agendamento de exames, atualização do cartão vacinal, orientações sobre saúde bucal, distribuição de kits odontológicos e de higiene, entre outros.

A programação inclui também rodas de conversa sobre temas como acolhimento humanizado aos migrantes e refugiados, direito de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) e fluxos da rede de atenção primária à saúde.

Atividades

No Disa Norte, as atividades incluem orientações sobre acesso à rede de saúde e de serviço social na Unidade de Saúde da Família (USF) Anna Barreto, no bairro Monte Sião, e a oferta de serviços de saúde, terapias integrativas e orientações em saúde na USF N-03, no bairro Cidade de Deus.

No Distrito Sul, equipes da USF Vicente Pallotti, na Praça 14, e USF Lourenço Borghi, no Japiim, apresentam palestras aos usuários sobre o Estatuto do Refugiado, Lei nº 9.474/1997.

Outra ações da “Semana do Migrante” no Disa Oeste, serão na sexta-feira (21), com a oferta de serviços no Posto de Recepção e Apoio para Migrantes e Refugiados (PRA). Entre outros, serão ofertados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, coleta do exame preventivo e distribuição de kits odontológicos.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação