Faltam 10 dias para o 57º Festival Folclórico de Parintins. A estimativa da Amazonastur é de público visitante de 120 mil turistas, número superior ao do ano passado quando foram registrados 110 mil pessoas. Muitas pessoas irão chegar a ilha tupinambarana pelo percurso aéreo.
Para atender a alta demanda, o Aeroporto Júlio Belém passa por obras de revitalização que inclui ampliação da sala de embarque, de 80 para 160 lugares, acessibilidade nos banheiros para Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs), manutenção na torre de comando, melhorias no sinal de WiFi para os usuários, além de totens para carregadores de celular na sala de embarque.
Os serviços de melhorias na infraestrutura são realizados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). O secretário da pasta, Marcellus Campêlo, destaca outros reparos em andamento.
Apenas a Azul Linhas Aérea terá 150 voos extras para Parintins, no período de 26 de junho e 2 de julho. A companhia dobrou a oferta de assentos, em comparação ao ano passado, passando de 9.020 para 18.076 lugares.
O trecho entre a capital amazonense e a ilha tupinambarana, conhecida como a rota do boi, terá uma média de 6 decolagens extras nos dias 26, 27/06 e 02/07, nas demais datas do período chegará a uma média de 14 decolagens para Parintins, considerando voos regulares, extras e fretados, ultrapassando o fluxo da ponte aérea Rio-São Paulo (Santos Dumont-Congonhas), a rota doméstica mais movimentada da Azul, que conta com 13 decolagens diárias.
Rádio Rio Mar
Foto: Hamilton Rocha