A campanha lançada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) tem como tema: “Ficar sem luz é fogo. Incêndios apagam sua energia”.
O objetivo é conscientizar a população brasileira sobre os riscos de desligamentos das redes elétricas devido a incêndios, especialmente na época seca do ano, cujo período crítico vai de julho a outubro.
A campanha também visa alertar as concessionárias de transmissão de energia elétrica sobre a importância de realizarem a limpeza da faixa ao longo de suas linhas de transmissão antes do início do período mais crítico do ano, quando ocorrem o maior número de queimadas e desligamentos de linhas de transmissão.
Sem a supressão da vegetação sob as linhas de transmissão, os riscos de uma queimada se propagar por baixo das linhas e provocar curtos-circuitos aumentam significativamente, podendo causar blecautes que afetam todo o país.
De acordo com a Aneel, devido ao fato de o sistema elétrico brasileiro ser quase totalmente interligado, um incêndio em um local remoto de qualquer um desses estados pode causar desligamentos em cascata das linhas de transmissão em todo o país, aumentando o risco de grandes interrupções de energia.
Realizar queimadas próximas às linhas de transmissão é crime. O Decreto 2.661, de julho de 1998, proíbe a queima dentro de uma faixa de 15 metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações.