A Pastoral da Pessoa Idosa é uma iniciativa da Igreja Católica que tem como objetivo principal promover a dignidade e melhorar a qualidade de vida dos idosos. Fundada em 2004 pelo então arcebispo de Londrina (PR), Dom Albano Bortoletto Cavallin, e atualmente coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a pastoral é reconhecida por seu trabalho incansável em acompanhar, orientar e capacitar voluntários para cuidar dos idosos em suas comunidades.
A atuação da Pastoral da Pessoa Idosa se baseia em visitas domiciliares regulares, onde os voluntários oferecem apoio emocional, auxílio prático e orientações sobre saúde, direitos e benefícios sociais. Além disso, promove atividades comunitárias que visam integrar os idosos.
Segundo dados levantados pela Pastoral da Pessoa Idosa, os maus-tratos aos idosos podem assumir diversas formas, desde violência física e psicológica até negligência e abandono, como explica a Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Iara Lanza.
Durante este mês em que organizações de Saúde intitulam de “Junho Violeta”, diversas frentes, incluindo a Pastoral da Pessoa Idosa, intensificam suas atividades para promover a conscientização, prevenção e combate aos maus-tratos contra os idosos. A cor violeta foi escolhida para simbolizar respeito, dignidade e sensibilidade às questões enfrentadas por essa faixa etária vulnerável.
Na terça-feira, 18/06 a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), em parceria com a Paróquia Nossa Senhora das Graças, realizará a Roda de Conversa “Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa”, a partir das 20h na Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na Rua: Libertador, 55 N. Sra. das Graças.
Já na quarta-feira, 19/06, acontece a Palestra de Sensibilização de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, ministrada pelo Promotor Público Dr. Mirtil Fernandes do Vale. A atividade acontecerá às 19horas, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário na rua Américo Alvarez, 27, Japiim.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar
Imagem: Divulgação