Seis da onze atividades avaliadas do Polo Industrial de Manaus – PIM tiveram aumento de produção, segundo o IBGE.
Em abril deste ano, a Produção Industrial do Amazonas cresceu 4,2% em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 10%. No acumulado do ano, o Amazonas fechou o mês de abril com 5,7% de alta, e no acumulado dos últimos 12 meses, o avanço foi apenas de 0,6%. Os dados são Pesquisa Mensal da Indústria, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Custos da Construção Civil no Amazonas registram queda em maio deste ano, segundo o IBGE
- Vendas no Comércio Varejista do Amazonas crescem 0,4% em abril deste ano
Luan Rezende, chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que o aumento da Produção Industrial do Estado, neste mês de abril, ficou acima da média nacional.
Os índices positivos do mês de abril também colocaram o Amazonas na quarta posição do ranking nacional, atrás apenas do Paraná, que registrou 12,8% de crescimento; de Pernambuco, com 12,2%; e Mato Grosso, com 4,4%.
Ainda segundo Luan Rezende, mesmo tendo seis das onde atividades do Polo Industrial de Manaus – PIM bem avaliadas, o cenário é de incerteza para as próximas avaliações.
Tanto a produção de equipamentos de ar-condicionados de janela e transportáveis; quanto a fabricação de máquinas de pagamento, sendo caixas registradoras e máquinas de cartão, tiveram um bom desempenho, impulsionando o aumento da produção industrial do Estado.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar