Manaus é escolhida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

A capital amazonense, Manaus, foi escolhida, entre 250 cidades do mundo, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), para ser uma das oito cidades a participarem do projeto ‘Generation Restoration’ (Geração Restauração), cujo objetivo é a restauração de ecossistemas urbanos.

De acordo com o titular da Semmasclima, Antônio Stroski, Manaus conseguiu se destacar à nível internacional no que diz respeito ao meio ambiente, com iniciativa em prol dos ecossistemas nas comunidades e geração de novas oportunidades.

Nesta semana, a cidade passou a contar com o projeto “Restauração de ecossistemas urbanos: fortalecendo a governança e o ganho de escala da agricultura urbana e periurbana em Manaus”. Os primeiros passos para a implementação foram dados com a criação da primeira horta urbana no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lucia Melo Ferreira Almeida, localizado no bairro Novo Aleixo, zona Norte da cidade. Na ocasião, os alunos da Educação Infantil de tempo integral puderam plantar hortaliças e árvores frutíferas e conhecer mais sobre cada espécie.

Para colocar em prática o projeto para toda a cidade, uma parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi firmada. Para o assessor técnico do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, ligado ao Ministério dos Direitos Humanos, Luís Fernando Novoa, a iniciativa é uma alternativa para melhorar a alimentação da população.

A vulnerabilidade alimentar é um problema do Brasil e o Amazonas não foge a esse cenário. Dados do IBGE indicam que 8,9% dos lares da região urbana estão enquadrados em insegurança alimentar moderada ou grave.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação