A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza, até esta sexta-feira (14), o primeiro “Mutirão Previdenciário” no município de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus). A agenda inédita, que atende a população hipossuficiente no auditório Silvério Nery, iniciou na última segunda-feira (10).
Orientação jurídica, benefícios previdenciários e assistenciais, requerimentos administrativos ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), propositura de ações judiciais na área previdenciária, atendimento médico para elaboração do laudo, solicitação salário-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria rural e aposentadoria por invalidez são alguns dos serviços ofertados.
De acordo com o defensor público e coordenador do Polo de Coari, Thiago Cordeiro, a iniciativa surgiu após a identificação de uma grande demanda local em relação à pauta previdenciária.
Procuramos fechar todo o ciclo que envolve os pedidos assistenciais de aposentadoria. Identificamos que havia um gargalo muito grande daquelas pessoas que teriam direitos a benefícios assistenciais, mas não sabiam onde buscar os seus direitos. Então, nós procuramos divulgar e acolher essas pessoas, a fim de que elas possam obter os seus direitos previstos na Constituição Federal, explica Thiago Cordeiro.
Segundo a organização do mutirão, somente no primeiro dia de ação, foram mais de 140 pessoas atendidas. Aqueles cidadãos que necessitam de um desses atendimentos e não tiverem agendamento prévio podem ir até ao auditório onde os serviços ofertados. Os atendimentos iniciam às 8 horas da manhã e encerram às 17 horas.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação