Os brasileiros que têm direito à restituição do Imposto de Renda já fazem planos para utilizar o dinheiro a receber, como mostra uma pesquisa feita pela Serasa. O calendário de devolução já começou no dia 31 de maio, mesmo dia em que se encerrou o prazo para declaração, e se estende até 30 de setembro.
1º lote – 31 de maio
2º lote – 28 de junho
3º lote – 31 de julho
4º lote – 30 de agosto
5º lote – 30 de setembro
De acordo com a Clara Aguiar, especialista da Serasa, 30% dos contribuintes querem usar o valor a receber para honrar seus compromissos em aberto e 43% revelam que costumam usar os valores recebidos para se planejar financeiramente.
- Procon-AM autua supermercado por venda de peixe com peso diferente da balança
- Lotes do programa “Manaus, Minha Terra” poderão ser pagos em até 24 parcelas
Segundo a Receita Federal, quem declara antes costuma receber a restituição antes, mas há um critério de prioridades: Pessoas acima de 80 anos; Pessoas entre 60 e 79 anos; Pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave; contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério; contribuintes que optaram por receber a restituição via Pix ou utilizaram a declaração pré-preenchida. Dos entrevistados da pesquisa, 21% pretendem transformar a restituição em alguma forma de investimento.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar