A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) prorrogou até o dia 28 de junho, o prazo para que criadores de bezerras, bovinas e bubalinas, de 3 a 8 meses de idade, vacinem os seus animais contra a brucelose e notifiquem o procedimento junto à autarquia. A primeira etapa da campanha de vacinação iniciou no dia 1º de maio e se encerraria na última sexta-feira (31).
Segundo o diretor-presidente da Adaf, José Omena, a prorrogação, publicada no Diário Oficial do Estado(DOE-AM), tem o objetivo de ajudar os pecuaristas que por algum motivo ainda não conseguiram imunizar os animais e comunicar a vacinação. As propriedades que não possuem fêmeas em seu rebanho devem declarar a ausência desses animais.
A brucelose é uma doença causada por bactéria, que pode afetar diversas espécies e ser transmitida a humanos. A contaminação pode ocorrer tanto pelo contato direto com animais infectados e suas secreções, como pela ingestão de leite cru e queijo oriundos de leite não pasteurizado.
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação