Na manhã desta segunda-feira, 27/05, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite na capital. A ação pretende imunizar 121,6 mil crianças, entre 1 e 4 anos de idade, da área urbana e rural.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente crianças pequenas. Ela é causada pelo poliovírus e pode levar à paralisia irreversível em casos graves. A transmissão ocorre principalmente por meio de contato direto com as fezes infectadas ou secreções respiratórias de uma pessoa infectada. Apenas 2 gotinhas do imunizante podem salvar a vida da criança.
No entanto, a vacinação é uma ferramenta altamente eficaz para prevenir a doença, como explica a Secretária Municipal de Saúde, Shádia Fraxe.
Mais de 150 salas de vacinação da rede assistencial da Semsa estarão disponíveis. Durante a campanha também devem ser vacinados todos os bebês de 2 a 11 meses que estejam em atraso com o esquema vacinal recomendado para o primeiro ano de vida, ou seja, três doses com intervalo de 60 dias (aos 2, 4 e 6 meses).
Para Ana Cristina, mãe do Vítor Emanuel de 4 anos, é importante manter o filho imunizado, para estar protegido e proteger outras crianças.
A ação segue até o dia 13 de junho. Os responsáveis devem estar atentos quanto a documentação como: documento oficial de identificação, a caderneta de vacinação e o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) ou o CPF.
Os endereços e horários de funcionamento das salas de vacina podem ser conferidos no link: https://bit.ly/SalasVacinaManaus1.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar