A operação batizada de “Choque de Ordem” foi deflagrada nessa quinta-feira, com o objetivo de combater irregularidades na região comercial do centro histórico. Segundo a Prefeitura, a ação visa reavivar o Centro de Manaus e auxiliar lojistas e vendedores ambulantes na comercialização de produtos. De acordo com o Secretário de Infraestrutura de Manaus, Renato Junior, a operação é o primeiro passo para pacificar e ordenar entre 80% e 100% da área.
A operação contou com o suporte da Guarda Municipal, que atuou com certa de 40 homens e 10 viaturas dando apoio à polícia militar no monitoramento contra o vandalismo em espaços públicos e o tráfico de drogas. A operação também se estendeu até a praça dos remédios. No local, o objetivo é combater o tráfico de drogas. No início do mês, o Secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Vinícius Almeida, havia dito que o prédio antigo da Secretaria de Administração Penitenciária seria destinado para acolher pessoas em situação de rua.
Conforme a Prefeitura de Manaus, a segunda fase da operação é atuar com servidores na reconstrução de calçada, sarjeta e manutenção dos sistemas de drenagem de águas pluviais na região da Manaus Moderna. Além de trabalhar na recuperação das ruas do centro histórico da capital amazonense.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet