UC’s do Amazonas tem rede de agentes ambientais voluntários ampliada

A comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, foi sede da capacitação que resultou no credenciamento de 27 novos Agentes Ambientais Voluntários (AVV). Eles vão atuar em quatro Unidades de Conservação (UC).

Integrantes de dez comunidades das Áreas de Preservação Ambiental (APA) Margem Direita Paduari-Solimões e Margem Esquerda Aturiá-Apuauzinho, do Acordo de Pesca Lago do Acajatuba, e do Parque Estadual Rio Negro Setor Norte, participaram da ação.

Os moradores aprenderam sobre conceitos básicos da área de meio ambiente, biodiversidade, legislação ambiental, além de métodos para difundir a educação ambiental, como destaca a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema), Edilene Neri.

Os novos agentes participaram de atividades educativas para entender, por meio de dinâmicas, como são caracterizados os crimes ambientais, como identificá-los e suas consequências. Ao fim da capacitação, os credenciados receberam os fardamentos, certificados e crachás de Agentes Ambientais Voluntários.

O Amazonas possui 42 unidades de conservação (UC), sendo oito de proteção integral e 34 de uso sustentável, com gestão da Sema. 26.431 famílias vivem em 1030 comunidades que integram as UC’s do Estado. São, ao todo, 18.907.378,34 hectares de floresta legalmente protegidos, o que corresponde a 12,13% da área do territorial do Amazonas.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Sema