RDS do Juma e do Rio Madeira recebem capacitação para uso de purificadores de água

O trabalho faz parte da agenda de ações previstas para combate e mitigação dos efeitos da estiagem de 2024. Em abril, foram distribuídos 400 filtros e 60 caixas d’água a 1.165 famílias de 43 comunidades em cinco Unidades de Conservação do Estado. Os materiais foram doados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A gestora da RDS Juma, Khimberlly Sena, destaca a importância da ação.

Capacitações estão acontecendo para que a população tenha conhecimento dos cuidados básicos com os materiais recebidos, além de outras alternativas de tratamento e purificação da água. Em Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus) e Novo Aripuanã (a 227 quilômetros), de 18 comunidades participaram da formação, cerca de 50 pessoas.

A seca histórica registrada no ano de 2023 deixou todas as cidades do Amazonas em situação de emergência e afetou mais de 599 mil pessoas. Com a estiagem, muitas famílias passaram a contar com doações de água e alimentos.

De acordo com a Defesa Civil do Amazonas, somente o órgão, entregou mais de 83 mil litros de água mineral a população. Já a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) distribuiu quase 130 mil copos de água tratada e implementou 5 sistemas simplificados de tratamento de água do Projeto Água em comunidades ribeirinhas. E a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) enviou mais de 1,5 milhão de hipocloritos de sódio para tratamento de água.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Sema