A 26ª edição de Pentecostes, a festa da Igreja Católica, foi o resultado de dois meses de preparação das comunidades, áreas missionárias e movimentos sociais da Arquidiocese de Manaus. O lema ‘Vós sois todos irmãos e irmãs no espírito’ esteve presente em todo o caminho, desde a caminhada da Campanha da Fraternidade até o apagar das luzes do Sambódromo, nesse domingo (19/05).
Assim como toda a comunidade, a Rádio Rio Mar participou de todas as fases, desde o lançamento da Campanha da Fraternidade, na Quarta-Feira de Cinzas.
Nesse domingo, quem chegava ao Centro de Convenções sentia toda a boa energia da equipe de acolhida e também a solidariedade, com a doação de alimentos, como diz Ray de Sá, do Regional dos grupos Esperança Viva, da Fazenda da Esperança.
O coordenador de pastoral arquidiocesano, Padre Geraldo Bendahan, afirma que a organização da festa da Igreja Católica envolve mais de 2 mil pessoas.
O gesto concreto do Pentecostes 2024 é destinar, no mínimo, metade da coleta da celebração à Igreja do Rio Grande do Sul. O arcebispo metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Steiner, lembrou, inclusive, de toda a ajuda que o Amazonas recebeu durante a Pandemia de Covid-19.
O Cardeal Dom Leonardo Steiner também falou sobre a preparação para o Sínodo Arquidiocesano da Juventude, que será em 2025. Esse foi outro tema central da festa de Pentecostes 2024.
Sínodo da Juventude
A juventude da Arquidiocese de Manaus iniciou, no Pentecostes 2024, a segunda etapa do Sínodo da Juventude: o ‘escutar’.
A primeira fase, cuja a palavra norteadora foi o “Encontrar”, começou nos dias 13 e 14 de abril, quando centenas de jovens participaram do ‘Encontrão da Juventude’, em Manaus e também em Rio Preto da Eva.
Alice Miranda, da área Missionária São João Paulo II e da Juventude Missionária, acredita que o momento sinodal representa conquista de espaço pela juventude na Arquidiocese de Manaus.
O coordenador arquidiocesano da Pastoral da Juventude e membro da comissão arquidiocesana do Sínodo da Juventude, Bismarck Filgueiras, disse que o processo sinodal passou pela etapa de conhecimento dos anseios da juventude. E, agora, se concentra na ‘escuta’.
Conforme a organização, o Pentecostes 2024 reuniu mais de 50 mil pessoas no Sambódromo. E, de acordo com a Cáritas Arquidiocesana, mais de 9,5 toneladas de alimentos foram arrecadadas.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Fotos: Bruno Elander e Natália Câmara/Rádio Rio Mar
Festa de Pentecostes 2024 acontece neste domingo, no sambódromo