A Pastoral da Aids da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove no próximo domingo, 19/05, a Vigília pelos Mortos de Aids. A iniciativa acontece em 18 regionais da CNBB. Na cidade de Manaus, em virtude do Pentecostes, a programação será realizada no sábado, 18 de maio.
A Vigília, que acontece sempre no terceiro domingo de maio, foi criada em 1983 por um grupo de mães, parentes e amigos de pessoas que morreram em decorrência do HIV. Este ano, a vigília apresenta o tema: “Amor e solidariedade para vencer o estigma e o preconceito”, como explica a coordenadora da Pastoral da Aids, Irmã Irene Tondin.
Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 920 mil pessoas vivem com HIV no país, e estima-se que cerca de 135 mil delas não sabem que estão infectadas. A Amazônia, com sua vasta extensão e comunidades diversas, enfrenta desafios únicos no combate à disseminação do vírus e no acesso a serviços de saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que desde o início da epidemia, em 1981, até os dias atuais, mais de 40 milhões de pessoas morreram de Aids em todo o mundo. E continuam a morrer.
A Vigília pelos Mortos de Aids acontece neste sábado, às 17h, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar