Moradores da rua Cisjordânia, no bairro Nova Cidade, zona Norte de Manaus, reclamam da ineficiência do serviço de coleta de lixo na localidade. Os sacos com resíduos tomam as calçadas e as frentes das casas e causam transtornos ao pedestre, impedindo a locomoção segura, além do mal cheiro.
De acordo com o funcionário público, Felipe Lopes, o problema é recorrente e se agrava nos fins de semana, segundas e terças-feiras.
O lixo nas ruas não só interferem na estética de uma cidade, mas principalmente, no meio ambiente, afetando a saúde e qualidade de vida da população. O acúmulo gera um local propício a vetores de doenças, como insetos, mosquitos e roedores. Situação vivenciada por quem mora no Nova Cidade.
Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Secretaria de Limpeza Pública de Manaus (Semulsp) para relatar a situação dos moradores do Nova Cidade. Em nota, a Semulsp informou que a empresa responsável pela coleta da região foi acionada com urgência para solucionar o problema.
Manaus tem uma produção em grande escala de lixo. Localizado no KM 19 da rodovia AM-010, o aterro sanitário em funcionamento possui uma área estimada de 73 hectares. Diariamente, o local recebe em média 2,8 toneladas de resíduos sólidos.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Reprodução