Nesta segunda-feira, dia 13 de maio, a Igreja Católica celebrou o Dia de Nossa Senhora de Fátima. Em Manaus, a festa foi dedicada à comemoração do jubileu de 50 anos da paróquia-santuário. A programação contou com procissão e missa em honra a padroeira.
Os fiéis reuniram-se na Igreja de São Sebastião para o início da procissão. Nossa Senhora de Fátima estava envolta de muitas rosas brancas e foi coroada por três crianças, que na ocasião estavam vestidas como os três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta.
A peregrinação foi marcada pela presença de muitos fiéis que seguiam com velas nas mãos, formando uma grande procissão luminosa. Durante o trajeto os fiéis rezavam o terço e cantavam louvores. Também houve algumas paradas para reflexão e pedidos de oração pelas pessoas que estão sofrendo as chuvas no Rio Grande do Sul e crianças internadas no Hospital Infantil Dr. Fajardo.
A devoção a Nossa Senhora de Fátima é uma das mais conhecidas e muito tradicional entre as famílias. A assistente social Miriam Bo, destaca que o amor à Virgem de Fátima surgiu na infância, por influência da sua avó.
Logo após a procissão aconteceu a missa campal, presidida pelo Arcebispo Cardeal Leonardo Steiner, concelebrada pelo pároco-reitor, Padre Helton Wachholz, o vigário, Padre Romildo Gerardi e padres convidados.
Na celebração Dom Leonardo recordou aos fiéis a importância de recorrer a Maria, e lembrar de rezar a ela todos os dias.
Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar