O programa de portas abertas, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), fomenta o turismo industrial na capital amazonense. Dez empresas abrem suas plantas industriais para que os visitantes conheçam os processos de fabricação dos produtos como aparelhos celulares, bicicletas, motocicletas e televisores.
A coordenadora do Programa de turismo industrial da Suframa, Rosangela Lopes, explica que, além de conhecer as linhas de produção, o visitante ainda tem palestras sobre o processo de importação e exportação.
O programa de portas abertas da Suframa agrega oportunidade de negócios e possibilita a divulgação dos produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus. Para o Superintendente Adjunto da Suframa, Luiz Frederico de Aguiar, o turismo industrial permite um relacionamento maior entre as fábricas e a sociedade. O superintendente esclarece que já existe uma lei para incentivar estudantes da rede pública de ensino a fazer visitações nas indústrias.
Nos últimos meses, o Programa de Turismo Industrial já permitiu que mais de 600 pessoas visitassem as fábricas do Polo Industrial de Manaus. A visita guiada é feita para uma turma de até 25 pessoas, em um roteiro que circula pelas principais fábricas do Distrito Industrial de Manaus. Para participar do turismo industrial é preciso agendar com a Suframa, através do site da instituição em www.gov.br/suframa.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet