Em março deste ano, a Produção Industrial do Amazonas apresentou forte queda, de 13,9%, na comparação com o mês de fevereiro. Em relação ao mesmo período do ano passado, também houve queda na produção, esta de 10,9%. Já no acumulado do ano, houve aumento de 4,4% na Produção Industrial do Estado. Os dados são da Pesquisa Mensal da Indústria, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Vendas do Comércio Varejista do Amazonas crescem 1,4%, em março deste ano
- Reta final nas vendas do Dia das Mães deve aquecer o comércio
Luan Rezende, chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que o recuo, no mês de março, ocorreu em virtude da queda na produção de 7 das 12 atividades do Polo Industrial de Manaus – PIM.
Os resultados do mês de março também colocaram o Amazonas na última posição do ranking nacional, dentre os 17 Estados avaliados. Os melhores desempenhos ficaram com os Estados do Pará, com 3,8%; o Mato Grosso, com 2,5%; e Santa Catarina, com 2,3%.
Ainda segundo Luan Rezende, em março, o Amazonas teve o pior desempenho desde abril de 2023, mas apresenta perspectivas de melhora para as próximas avaliações.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar