Durante o pronunciamento, o parlamentar exibiu vídeos de coletores de lixo passando mal após longas jornadas de trabalho.
A denúncia foi feita pelo vereador Capitão Carpê, do PL, durante a sessão plenária dessa segunda-feira 06/05 da Câmara Municipal de Manaus – CMM. O parlamentar disse que recebeu vários relatos de coletores de lixo da cidade, popularmente conhecidos como lixeiros, sobre jornadas exaustivas de trabalho.
Segundo os trabalhadores, as equipes disponíveis para execução do serviço de coleta de lixo na cidade estão deficitárias, o que causa uma sobrecarga de trabalho aos profissionais da ativa. Ainda segundo o vereador, a empresa terceirizada não tem respeitado a legislação trabalhista.
O parlamentar protocolou nessa terça-feira 07/05, no Ministério Público do Trabalho – MPT, uma denúncia contra a empresa Marquise Ambiental. No documento, o vereador cita jornadas de trabalho consideradas abusivas para os coletores de lixo que prestam serviço na capital amazonense.
- Defensoria Pública do Amazonas apura casos de violência obstétrica, em Autazes
- DPE-AM apura interrupção no fornecimento de transporte escolar para alunos do Careiro Castanho
Solicitamos um posicionamento da Secretaria Municipal de Limpeza Pública -Semulsp sobre a denúncia, mas até o fechamento dessa reportagem, não obtivemos resposta.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar