Na Feira da Manaus Moderna, no centro da cidade, existe um depósito, onde são despejados frutas, legumes e hortaliça que são retiradas das prateleiras. Mas muito do que é colocado ali não estar estragado. Apenas não tem mais valor comercial, como explica o feirante Fabrício Félix.
E a quantidade de alimento descartado no lixo impressiona. De acordo com a Secretaria de Produção Rural do Amazonas, todos os anos, cerca de 90 toneladas de alimentos são desperdiçadas nas feiras da capital amazonense. E para evitar que alimentos bons parem no lixo, ações tem conscientizado os feirantes sobre a importância de evitar desperdício. A nutricionista Viviane Gouvêa, faz parte da ação que tenta diminuir o descarte de alimentos em feiras de Manaus.
O feirante Danilo Barbosa aderiu a iniciativa e agora ao invés de jogar as frutas no lixo, ele faz a doação direto para as instituições sociais.
A Organização das Nações Unidas diz que o Brasil ocupa a décima posição dos países que mais desperdiçam alimentos no mundo. E no Amazonas, onde mais da metade da população vive insegurança alimentar, evitar o desperdício de alimentos é um dever de todos.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet