Nos últimos dias, o estado do Rio Grande do Sul vem sofrendo com fortes temporais. As chuvas provocaram inundações e deslizamentos, deixando comunidades inteiras em situação de emergência e desespero. Diante do cenário, o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove a Campanha em favor das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.
De acordo com dados da defesa civil, até esse sábado, 281 municípios foram afetados, resultando em 8.296 pessoas desabrigadas e aproximadamente 24.666 desalojadas. Registrou-se, lamentavelmente, 56 mortes, 67 desaparecidos e 74 feridos.
A situação é ainda mais preocupante considerando que mais de 350 mil pontos residenciais e comerciais estão sem energia elétrica, sendo que 296 mil deles estão sob os cuidados da RGE Sul, enquanto outros 54 mil dependem da CEEE Equatorial.
A interrupção dos serviços de telefone e internet tem dificultado ainda mais os esforços de resgate, além de rodovias bloqueadas e grandes áreas alagadas.
O bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Tadeu Canavarros, faz um apelo aos católicos para que se unam em oração pelas famílias e contribuam com a campanha, neste momento tão desafiador.
A contribuição para a campanha pode ser feita através de PIX, utilizando o CNPJ da CNBB – 33685686001041.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar