Neste mês de maio, o Papa Francisco pede pela formação de religiosas, religiosos e seminaristas. A intenção de oração apresentada em vídeo pela Rede Mundial de Oração do Papa, é um convite a rezar pelas vocações, em especial, pelo processo formativo destas mulheres e homens que desejam servir a igreja a partir de sua vida doada à missão.
Em um mundo de constante mudança, onde os desafios sociais, políticos e culturais são numerosos, a formação religiosa desempenha um papel crucial na preparação dos líderes espirituais. Francisco destaca na oração que o vocacionado é como um diamante bruto, que é lapidado com o tempo.
Um bom sacerdote, uma religiosa, deve antes de tudo ser um homem, uma mulher formados, trabalhados pela graça do Senhor. Pessoas conscientes dos seus limites e dispostas a levar uma vida de oração, de dedicação ao testemunho do Evangelho.
A formação de religiosas, religiosos e seminaristas é um processo abrangente que envolve não apenas o estudo das escrituras e da teologia, mas também o desenvolvimento de habilidades práticas, como a capacidade de liderança, a compaixão e a compreensão das necessidades da comunidade, afirma o Papa.
Isto é fundamental. A formação não termina num determinado momento, mas continua ao longo de toda a vida, ao longo dos anos integrando a pessoa, intelectualmente, humanamente, afetivamente e espiritualmente.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar