Nesta quarta-feira, 01 de maio, a igreja celebrou São José Operário, patrono dos trabalhadores. Em Manaus, a festa contou com a participação de milhares de fiéis na Santa Missa presidida pelo pároco-reitor, Padre Francisco Lima, auxiliado pelo diácono Edson Ferreira.
O tema: “Com José, trabalho, pão e dignidade”, destaca que em pleno século XXI ainda é comum encontrar a indignidade da escravidão, de trabalhadores e trabalhadoras que enfrentam o desprezo de patrões que só pensam no capitalismo e no lucro em favor próprio.
A importância do trabalho digno e da justiça social, enfatiza a necessidade de garantir condições de trabalho justas e dignas para todos os trabalhadores, especialmente em meio aos desafios econômicos e sociais enfrentados em todo o mundo, como explica o pároco, Padre Francisco.
O trabalho é expressão da dignidade do ser humano. É através do trabalho que se constrói um mundo melhor para as gerações futuras. A figura de São José, recorda o exemplo de dedicação e valorização do trabalho, como uma benção para o sustento.
Como um gesto de amor e devoção, três moças se consagraram a São José. Muitos fiéis e devotos foram ao Santuário agradecer as graças alcançadas e fazer os seus pedidos, como a Ana Paula Carmona, que foi pedir a benção de ter uma família.
Após a Santa Missa, os fiéis saíram em procissão nas principais ruas da Praça 14 e Centro de Manaus. Ao fim da procissão, aconteceu a benção das carteiras de trabalho.
Que São José Operário, modelo de trabalhador e defensor dos direitos dos trabalhadores, inspire-nos a construir um mundo onde todos possam viver com dignidade e justiça.
Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar
Fotos: Rádio Rio Mar