Como parte do plano de preparação contra a estiagem prevista para este ano, começou nessa terça-feira (30), a 4ª edição da operação Tamoiotatá. A ação é realizada em todo o Sul do Amazonas e visa atuar na repressão de crimes ambientais, já que a área concentra cerca de 85% dos crimes de desmatamento e queimadas, em todo o Estado. As ações serão realizadas de forma integrada com a participação de órgãos estaduais e federais.
De acordo com o governador Wilson Lima, o trabalho da força-tarefa é fundamental para reduzir o impacto provocado pela questão climática e para combater crimes ambientais.
A operação é uma das nossas ações nessa etapa preparatória para a estiagem que deveremos enfrentar, disse.
A operação Tamoiotatá é uma Força-Tarefa composta por equipes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), da Polícia Militar (PMAM), da Polícia Civil (PC-AM), o Corpo de Bombeiros (CBMAM), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira destacou os resultados obtidos em 2023 e reforçou que com a integração e o fortalecimento das ações, os números de 2024 tenderão a ser ainda mais positivos.
Fechamos 2023 com redução de 65% nos alertas de desmatamento e 7,6% nos focos de calor e, em 2024, esperamos fortalecer ainda mais os trabalhos das forças ambientais e de segurança pública, para seguir em queda.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação