Neste sábado (27), às 18h30, o Cineclube Guarany apresenta o documentário “Veneza Amazônica”, do cineasta amazonense, Chagas Batista da Silveira, codinome “Sereno Silveira”. A programação faz parte do Cineclube de Arte que traz nesta semana o título “O Cinema de Sereno Silveira”.
O Cineteatro Guarany fica na avenida Sete de Setembro, anexo à Vila Ninita, no Centro de Manaus. A exibição tem entrada gratuita e classificação indicativa de 12 anos.
Segundo Sereno Silveira, o documentário “Veneza Amazônica” sustenta uma perspectiva de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, ao enveredar para o processo de mudança dos igarapés de Manaus, revelando personagens que vivenciaram a realidade do antes e depois.
O principal objetivo do documentário é motivar a reflexão, principalmente de crianças e adolescentes, para quem tenha essa visão de preservar o que ainda resta, destaca Silverio.
O documentário tem duração de 20 minutos e se sustenta em uma coletânea de imagens de igarapés de Manaus, captadas desde 2012, ano da cheia histórica do Rio Negro, até o lançamento, em 2021. Entre os igarapés inseridos na produção, o cineasta cita o do Tarumã, Igarapé do 40, Alvorada, São Jorge, Glória, Compensa e Parque 10.
Chagas Batista da Silveira, bacharel em Publicidade e Propaganda, atua no segmento de audiovisual de Manaus ao longo de 10 anos, período em que vem buscando especialização, participando de cursos e oficinas voltados para área de audiovisual, técnicas de filmagem, direção de fotografia, produção para documentários, edição de imagens, entre outros. A carreira inclui trabalhos como videoclipes, filmes de curta metragem e documentários.
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação