Uma mobilização vai reunir nesta sexta-feira 19/04, entidades e organizações da sociedade civil, no Centro de Manaus. O ato unificado ocorre no Dia Nacional dos Povos Indígenas.
Com o tema “Nosso Marco é Ancestral: Sempre Estivemos Aqui”, o ato unificado vai reunir membros e líderes de várias etnias do Amazonas. A mobilização, que ocorre no Dia Nacional dos Povos Indígenas, vai se concentrar na Praça da Saudade e seguirá em direção ao Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus.
Dentre as reivindicações do ato, está o repúdio à licença concedida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – IPAAM, para a exploração de Potássio, no município de Autazes, no interior do Amazonas, como destaca a estudante indígena Izabel Munduruku.
- Povos indígenas: Organizações da Igreja Católica realizam ato público nesta sexta-feira
- Mutirão “Manaus Mais Cidadã” acontece no Parque das Tribos, neste sábado
A mobilização também vai abordar pautas como a demarcação de terras indígenas, saúde dos povos tradicionais e preservação da Floresta Amazônica, conforme destaca Joehdi Sateré, membro da Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas – Apiam.
Estudantes e professores indígenas vão colocar em discussão pontos que consideram importantes na criação da Universidade Indígena por parte do Governo Federal.
O ato é coordenado pela Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas – Apiam e pela Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno – Copime.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar