Entre os indicadores criminais que obtiveram redução em Iranduba, estão homicídio, latrocínio, feminicídio, roubo, furto e violência doméstica. Os municípios de Manacapuru e Itacoatiara, também registraram queda nos índices. Os dados são do Centro Integrado de Segurança e Estatística (Ciesp) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Nos primeiros meses de 2024, a cidade não teve registro de nenhum crime de homicídio. Para alcançar esse resultado, bem como mantê-lo, o comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), major Júlio Gonçalves, destaca algumas ações.
A população tinha medo de sair de casa.
Ações pontuais, policiamento reforçado e trabalho integrado são vistos como o caminho para manter o índice zero de homicídios em Iranduba. Isso é o que defende o delegado Raul Augusto Neto, titular da 31ª Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Conforme os dados da SSP Amazonas, em 2024 foram registrados no primeiro trimestre, 156 homicídios. A cidade com o maior índice é Manaus com 86 casos, seguido de Rio Preto da Eva com 10 registros e Itacoatiara com 6 homicídios.
Rádio Rio Mar
Foto: Carlos Soares /SSP-AM