A Secretaria Estadual de Saúde anunciou um plano de ação para o período de aumento das síndromes respiratórias. A ações tem como foco o atendimento ao público infantil, nas unidades de saúde.
O plano foi lançado nesta terça-feira 16/04, com foco em ações voltadas ao público infantil, durante o período sazonal de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Dentre as medidas, estão a ampliação de leitos, reorganização do fluxo de atendimento, atuação em conjunto com a saúde primária e monitoramento diário das demandas nas unidades. De acordo com Nayara Maksoud, secretária estadual de Saúde, o principal objetivo do plano é dar resolutividade na assistência.
Os Centros de Atenção Integral às Crianças – Caic’s, da rede estadual de saúde, além de atender pacientes agendados, vão receber a demanda espontânea das suas áreas de abrangência. Os hospitais infantis também vão atuar com capacidade ampliada, para suprir a alta demanda de urgência e emergência.
- IMMU e Sinetram lançam totens de autoatendimento nos terminais de integração de Manaus
- Tefé recebe atendimento do programa Crédito Rosa a partir desta quarta-feira
Tatyana Amorim, diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde – FVS, explica que o período de aumento das síndromes respiratórias vai se estender por algumas semanas.
Ainda de acordo com a FVS, de janeiro a 11 de abril deste ano, foram registrados 769 casos de internação por conta das Síndromes Respiratórias Agudas Graves, no Amazonas.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar