A suplementação de ferro está disponível nas unidades de saúde municipal. A retirada do é realizada mediante apresentação de prescrição médica. O pedido pode ser feito durante a consulta da criança com o médico ou profissional de enfermagem.
O Programa Nacional de Suplementação de Ferro foi instituído em 2005, pelo Ministério da Saúde para prevenir e controlar a anemia por deficiência de ferro a partir da melhoria do acesso ao nutriente.
Mineral essencial para o desenvolvimento e manutenção da saúde, o ferro além de viabilizar o transporte dos nutrientes para outros órgãos do corpo, promove o crescimento, desenvolvimento dos tecidos, cicatrização de feridas e outras funções biológicas.
Segundo o nutricionista do Núcleo de Alimentação e Nutrição, Victor Novais, a dispensação do suplemento pode ocorrer logo após a criança completar 6 meses de idade, e deve prosseguir respeitando os intervalos preconizados pelo Programa Nacional de Suplementação de Ferro, até os 2 anos de vida.
Em 2023, um total de 2.258 crianças e 48.857 gestantes e mulheres no pós-parto ou pós aborto receberam a suplementação de ferro.
Para prevenir a anemia, é recomendado manter uma alimentação saudável, com quantidade adequada de alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas, fígado, frango, ovos, feijão, vegetais de cor verde escuro como a couve, jambu, entre outros.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Semsa