Em relatório divulgado nesta segunda-feira (15), o Banco Mundial afirma que metade dos 75 países mais pobres do mundo está enfrentando um aumento da diferença de renda com as economias mais ricas pela primeira vez neste século, o que significa uma reversão histórica do desenvolvimento.
A diferença entre o crescimento da renda per capita nos países mais pobres e nos mais ricos aumentou nos últimos cinco anos, de acordo com o levantamento.
Pela primeira vez, vemos que não há convergência. Eles estão ficando mais pobres, disse Ayhan Kose, vice-economista-chefe do Banco Mundial e um dos autores do relatório.
O relatório afirma que os 75 países elegíveis para doações e empréstimos a juros zero da Associação Internacional de Desenvolvimento do Banco Mundial correm o risco de perder uma década de desenvolvimento sem mudanças ambiciosas nas políticas e ajuda internacional significativa.
Ainda conforme Kose, o crescimento em muitos países da IDA já havia começado a diminuir nessas nações antes da pandemia de Covid-19, mas seria de apenas 3,4% em 2020-2024, o crescimento mais fraco em cinco anos desde o início da década de 1990. A invasão da Ucrânia pela Rússia, as mudanças climáticas, o aumento da violência e os conflitos também pesaram muito.
Mais da metade de todos os países da IDA estão na África Subsaariana, 14 estão no Leste Asiático e oito estão na América Latina e no Caribe. Trinta e um têm renda per capita de menos de 1.315 dólares por ano. Entre eles estão a República Democrática do Congo, o Afeganistão e o Haiti.
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação