O caso mais recente registrado pelas autoridades de segurança do Amazonas aconteceu na cidade de Manacapuru, na região metropolitana de Manaus. De acordo com a Polícia Civil, o idoso foi identificado como José da Silva, de 66 anos de idade. O idoso foi convencido pelo genro, a fazer um empréstimo bancário no valor de 15 mil reais. O dinheiro estava guardado em uma mala na casa do idoso. Conforme relato da vítima, o neto dele entrou na residência e furtou todo o dinheiro, que seria usado para comprar uma outra residência.
O aposentado, vítima do furto, trabalhava quando teve a casa invadida pelo neto. O idoso contou para a polícia que depois do crime, o neto dele com o dinheiro em mãos fugiu para a cidade de Anamã, também no interior do Estado.
O idoso registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Manacapuru. O jovem, neto da vítima e o pai dele, genro do idoso foram presos. A polícia conseguiu recuperar R$ 11 mil dos R$ 15 mil furtados. De acordo com a advogada, Jessica Martinelli, especialista em direito do idoso, crimes dessa natureza podem ser denunciados pelo Ministério Público, dentro do que prevê o Estatuto do Idoso.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, do ano passado para cá, os crimes contra idosos aumentaram 35% no Amazonas.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet