O Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à perda de Alimentos (Pcodepa) recolheu aproximadamente 42,2 toneladas de alimentos no primeiro trimestre de 2024, em feiras e supermercados de Manaus. O objetivo é reduzir a perda e o desperdício de alimentos de frutas, legumes e verduras que não foram comercializados, mas que estão em boas condições de consumo, como explica a coordenadora do programa, Sara Sales.
- Pesquisa da Fiocruz aponta que crianças brasileiras estão mais altas e obesas
- Feiras de produtos regionais da ADS retornam atividades nesta terça-feira
Os alimentos, coletados nas Feiras da Banana e Manaus Moderna, e em supermercados, foram destinados para 41 instituições socioassistenciais, que beneficiaram diretamente mais de 2,4 mil famílias em vulnerabilidade social e nutricional, somente neste primeiro trimestre. Daniel Borges, Secretário de Estado de Produção Rural, explica que os alimentos que não tem um valor comercial, mas que têm valor nutricional, contribuem para complementar a alimentação de pessoas que são atendidas pelas instituições.
Em 2023, foram arrecadadas mais de 350 toneladas de alimentos que beneficiaram, aproximadamente, 65 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional, de 248 instituições socioassistenciais cadastradas, contribuindo para a segurança alimentar dessa população.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar