“Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes”?
Em todo o mundo, os cristãos católicos uniram-se para fazer memória da paixão e morte de Jesus, nesta Sexta-feira Santa, 29/03. Em Manaus, a tarde foi marcada pela Celebração da Paixão do Senhor e Procissão do Senhor Morto. A Celebração foi presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, o pároco do Santuário de Fátima, Padre Helton Wachholz, o vigário, Padre Romildo Gerardi e o pároco da Catedral Nossa Senhora da Conceição, Padre Flávio Gomes.
O início da Celebração da Paixão do Senhor é tomada por um profundo silêncio. Os presbíteros se ajoelham em frente ao altar num gesto de despojamento e entrega sem reservas, como fez Jesus, na Cruz. O altar é apresentado desnudo, as imagens cobertas, o sacrário vazio, ele não está, Cristo não está.
Todo o rito é seguido solenemente com espírito silencioso e contemplativo. A proclamação do Evangelho de João, relata a prisão, julgamento e crucificação de Jesus. A homilia, conduzida pelo Cardeal Leonardo Steiner, rememorou o significado da cruz, que faz brotar a vida em plenitude, uma verdadeira contradição, mas não em Jesus.
Em seguida da homilia, toda a igreja viveu um dos momentos mais significativos da celebração, a adoração da cruz. No centro da igreja, o Cardeal trazia em suas mãos o crucifixo envolto num pano roxo. Após cantar: “Eis o lenho da Cruz, da qual pendeu a salvação do mundo”, uma das partes do tecido que cobria a cruz, era solta.
O gesto se repetiu por mais duas vezes, até que Jesus na cruz, descoberto, foi exposto para adoração. O Cardeal juntamente com os sacerdotes e ministros presentes fizeram a distribuição das partículas já consagradas na Missa da Ceia do Senhor. Este é o único dia na Igreja Católica que os sacerdotes não consagram a eucaristia.
Após a celebração, os fiéis seguiram em procissão com a imagem do Senhor Morto. A peregrinação saiu do Santuário de Fátima, até a Catedral Nossa Senhora da Conceição. Na Catedral, a imagem do corpo de Jesus foi venerada por centenas de fiéis.
Hoje às 19h acontece a Vigília Pascal. A celebração inicia na área externa da igreja com o Rito do Fogo. Você acompanha a programação, com transmissão ao vivo pela Rádio Rio Mar FM 103,5 e em nossas redes sociais.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar