O azeite de oliva é o ingrediente que faz parte da mesa de muitos amazonenses. Mas o produto ficou mais caro nos últimos meses. Em muitos supermercados de Manaus, o produto saiu de R$ 37 no ano passado para R$ 54 este ano. Um aumento de mais de 20% no preço. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Olivicultura, responsável pela produção no Brasil, o azeite ficou mais caro em todas as regiões do país. O reajuste pesa no bolso do consumidor como dona Alaíde Martins, que, agora, só compra quanto tem promoção.
Por causa do aumento no preço do azeite, a Simone mudou a dieta.
O preço salgado não é uma exclusividade do Amazonas. Em todas as regiões do país, o produto ficou mais caro. Segundo o economista André Braz, o aumento no preço tem relação com as mudanças climáticas.
Para não doer no bolso, vale ouvir as dicas da nutricionista Isabele Cordeiro, que diz como substitui o azeite por algo que também seja saudável.
Durante a semana Santa, o bom e velho azeite cai bem em algumas receitas, mas se tiver pesando no bolso, busque uma alternativa que seja tão boa e saudável quanto o produto.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet