Os dados da redução no número de casos de atropelamentos são do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana. De acordo com o setor de estatística do IMMU, nos primeiros dois meses deste ano, Manaus apresentou uma redução de 19% no número de vítimas fatais causadas por atropelamento na capital. Em 2023, ao menos 21 pessoas foram vítimas de atropelamento, este ano foram registradas 17 mortes.
O diretor de Operações de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, destaca que os números positivos são resultados de um programa.
O programa “Travessia Segura” realiza ações de “Educação para o Trânsito”, com a distribuição de material educativo e auxílio na travessia dos pedestres. O trabalho é desenvolvido diariamente nas ruas e avenidas movimentadas, bem como nas vias em frente às escolas da capital.
Conforme, o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista é obrigado a prestar socorro à vítima de atropelamento. O serviço pode ser realizado ligando para a Polícia 190, os Bombeiros 193 e o Samu 192. Porém, o condutor também poder deixar o local em caso de ameaças e agressões. Ao prestar o socorro o motorista se livra do fragrante, não vai preso e nem necessita pagar fiança.
Tania Freitas / Rádio Rio Mar
Foto: Karol Silva / IMMU