Tribunal de Contas do Amazonas promove seminário sobre igarapés com exposição interativa

Tribunal de Contas do Amazonas promove seminário sobre igarapés com exposição interativa

Tribunal de Contas do Amazonas promove seminário sobre igarapés com exposição interativa

Nesta quarta-feira, 20/03, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), em parceria com a Escola de Contas Públicas (ECP) e o Ministério Público de Contas (MPC), promove o Seminário “Igarapés de Manaus: desafios da governança e preservação”. Uma das atrações inéditas será uma exposição interativa e itinerante que recria o ambiente das casas e a infraestrutura de água e esgoto do Beco do Nonato, situado no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

Com quatro décadas de existência e cerca de 900 moradores, o Beco do Nonato representa uma comunidade pioneira. Foi a primeira área de palafitas a ter acesso a água tratada e serviços de esgotamento sanitário, segundo informações da Águas de Manaus. Desde o ano anterior, o local também passou a contar com um sistema de coleta e tratamento de esgoto doméstico, conectado à Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Educandos.

De acordo com o Procurador do Ministério Público de ContaDr. Ruy Marcelo Alencar, o seminário é voltado a divulgação de dados e gerenciamento dos igarapés de Manaus, além da apresentação de contas dos projetos gestados.

Essa é uma oportunidade de contribuir na melhoria da gestão hídrica e de uma ambientação mais segura e com condições de saúde para a capital do Amazonas.

A exposição, concebida pela concessionária responsável e executada pelos talentosos artistas Antônio Paulo Rodrigues de Souza, Sincler Dias de Souza e Adilson Bittencourt de Araújo, será uma das atrações principais do Seminário.

As conversas acontecerão no contexto da Semana da Água 2024 e incluirão dois painéis distintos. O primeiro enfoca as iniciativas institucionais, contando com a participação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além das Secretarias de Estado (Sema) e Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O segundo painel apresentará estudos de caso para aprofundar as discussões sobre o tema em questão.

O Seminário é aberto ao público e as inscrições são gratuitas, e podem ser realizadas no site ecpvirtual.tce.am.gov.br. O evento será transmitido ao vivo nas redes sociais do TCE-AM, mas apenas os participantes presenciais receberão certificados de participação.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar