Nesta quarta-feira, 20/03, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), em parceria com a Escola de Contas Públicas (ECP) e o Ministério Público de Contas (MPC), promove o Seminário “Igarapés de Manaus: desafios da governança e preservação”. Uma das atrações inéditas será uma exposição interativa e itinerante que recria o ambiente das casas e a infraestrutura de água e esgoto do Beco do Nonato, situado no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.
Com quatro décadas de existência e cerca de 900 moradores, o Beco do Nonato representa uma comunidade pioneira. Foi a primeira área de palafitas a ter acesso a água tratada e serviços de esgotamento sanitário, segundo informações da Águas de Manaus. Desde o ano anterior, o local também passou a contar com um sistema de coleta e tratamento de esgoto doméstico, conectado à Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Educandos.
De acordo com o Procurador do Ministério Público de ContaDr. Ruy Marcelo Alencar, o seminário é voltado a divulgação de dados e gerenciamento dos igarapés de Manaus, além da apresentação de contas dos projetos gestados.
Essa é uma oportunidade de contribuir na melhoria da gestão hídrica e de uma ambientação mais segura e com condições de saúde para a capital do Amazonas.
A exposição, concebida pela concessionária responsável e executada pelos talentosos artistas Antônio Paulo Rodrigues de Souza, Sincler Dias de Souza e Adilson Bittencourt de Araújo, será uma das atrações principais do Seminário.
As conversas acontecerão no contexto da Semana da Água 2024 e incluirão dois painéis distintos. O primeiro enfoca as iniciativas institucionais, contando com a participação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além das Secretarias de Estado (Sema) e Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O segundo painel apresentará estudos de caso para aprofundar as discussões sobre o tema em questão.
O Seminário é aberto ao público e as inscrições são gratuitas, e podem ser realizadas no site ecpvirtual.tce.am.gov.br. O evento será transmitido ao vivo nas redes sociais do TCE-AM, mas apenas os participantes presenciais receberão certificados de participação.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar