A Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de Manaus, promoveu no último sábado, 09/03, um encontro sobre a “Corresponsabilidade dos fiéis leigos e leigas no Conselho Pastoral da Arquidiocese”. A atividade reuniu cerca de 70 integrantes, no auditório da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, zona sul da capital.
O evento contou com a presença do bispo auxiliar, Dom Zenildo Lima, que enfatizou a importância de os leigos compreenderem sua identidade na Arquidiocese, assim como a relevância de familiarizar-se com os documentos que orientam as ações de evangelização. Ele ressaltou o Conselho de Pastoral como um espaço de escuta, formação e construção coletiva.
O Cardeal Leonardo Steiner também esteve no encontro e destacou que participar do Conselho Pastoral significa ser parte da igreja de Manaus e acompanhar suas diretrizes e planos pastorais. Ele incentivou uma reflexão mais profunda sobre o papel do conselho na dinamização da evangelização da igreja e na promoção do Reino de Deus.
Durante as discussões, foram levantadas considerações críticas sobre a necessidade de tornar o conselho um espaço inclusivo, onde todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas, especialmente a atuação das mulheres. O diálogo, a escuta e a valorização da diversidade de pessoas, carismas e trabalhos foram destacados.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar