No dia 8 de março, mulheres de todo o mundo se unem para celebrar o Dia Internacional da Mulher, uma data que não apenas comemora as conquistas femininas, mas também destaca as lutas contínuas por igualdade de gênero, direitos humanos e justiça social.
Uma das formas mais visíveis de expressão desse apoio é através de marchas e caminhadas, onde as mulheres se reúnem para levantar suas vozes em prol de mudanças significativas na sociedade. Em Manaus, acontece nesta sexta-feira, 08/03, o ato político e cultural com a participação de organizações, movimentos, grupos de mulheres, feministas e instituições apoiadoras.
Cerca de 39 organizações de mulheres compõem o ato. No ano passado, a ação contou com 3.500 mulheres nas ruas. Com o tema: “O MEDO NÃO VAI NOS PARAR”, a atividade visa ser um espaço de discussão e visibilidade, como explica Francy Júnior, Diretora do Movimento de Mulheres Negras da Floresta Dandara e integrante da equipe do Fórum Permanente das mulheres de Manaus.
Francy Júnior destaca que os maiores desafios enfrentados pelas mulheres, o da sub-representação e a desigualdade de gênero.
O ato pelo Dia Internacional da Mulher acontece nesta sexta-feira, 08/03, com concentração a partir das 15h na Praça da Matriz, em seguida sairão em caminhada para o Largo de São Sebastião.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar