A vacinação contra a influenza (gripe) está disponível para o público em geral, a partir de 6 meses, nesta quinta-feira (29/02), data de encerramento da campanha. A vacina estava liberada apenas para os 18 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, mas segundo a prefeitura de Manaus, após a baixa procura há doses remanescentes.
Até a última terça-feira, apenas 32,7% da população de sete grupos que têm meta estabelecida de 90% de cobertura vacinal haviam sido imunizados.
Para receber a vacina, os usuários devem buscar um dos 171 pontos de imunização da Semsa, levando documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS). Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsável.
As salas de vacina estão distribuídas em todas as zonas da cidade, entre elas, há unidades que funcionam em horário ampliado, das 8h às 20h. A lista completa com endereços e horários de todos os estabelecimentos pode ser conferida AQUI.
Conforme a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, a vacinação é uma das medidas mais importantes para prevenção da influenza. O imunizante reduz os riscos de internação e mortalidade pela doença.
“Ela também contribui para reduzir a circulação do vírus entre a população, o que importa especialmente para pessoas com maior risco para infecções respiratórias, que podem ter complicações e formas graves da doença”, destaca.
Até a última terça-feira, foram aplicadas 224.167 doses da vacina contra a influenza nas unidades da Semsa Manaus.
Leia também:
Da redação – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Semsa