De acordo com os moradores, a falta de energia elétrica afeta varias comunidades na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Puranga Conquista, que fica ao longo do Rio Negro, no interior do Amazonas. Na cominidade Santa Maria, a energia elétrica é interrompida diversas vezes por semana. O agricultor Antonio Roldão diz que o problema vem acontecendo há vários meses.
A falta de energia elétrica afeta a produção agrícola da região. Segundo os moradores, a interrumpção do fornecimento de luz compromete a produção de farinha e afeta a criação de galinhas, como afirma, Dona Raimunda Vasconcelos.
Por causa das constantes queda de energia nas comunidades rurais, o Ministério Público do Estado do Amazonas abriu inquérito para investigar a falta de energia em 19 comunidades ribeirinhas situadas na margem esquerda do Rio Negro, no interior do Amazonas. A apuração iniciou, após denúncia apresentada pela Associação de Povos e Comunidades Tradicionais da Reserva Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista (APCT-RDS Puranga Conquista). Segundo o MPAM, o objetivo da apuração é esclarecer as causas das frequentes interrupções de energia elétrica. O Procon Amazonas também foi acionado para acompanhar o caso. Raquel Lima que é diretora do Procon, diz que o órgão atua para evitar prejuízos a população.
Para tentar amenizar esse tipo de situação, No ano passado, o Governo Federal retomou, o Programa Luz para Todos que, nesta nova fase, vai beneficiar até 500 mil famílias até 2026. O programa leva energia elétrica à população rural, em especial no Norte do país e em regiões remotas da Amazônia Legal. O foco é interligar as localidades distantes a rede elétrica.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet