A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas e a Amazonastur assinaram o termo de uso do local onde vai acontecer a Semana Nacional de Registro Civil. O programa vai emitir, de forma gratuita, certidões de nascimento e carteiras de identidade para o grupos vulneráveis.
A assinatura do Termo de Cessão de Uso do Centro de Convenções Vasco Vasques, para sediar a II Semana Nacional de Registro Civil, ocorreu na manhã da última segunda-feira 26/02. A reunião contou com a presença de membros da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas e da Amazonastur. Durante o evento, que vai ocorrer entre os dias 13 e 17 de maio, serão emitidas, de forma gratuita, certidões de nascimento e carteiras de identidade à grupos vulneráveis, como pessoas em situação de rua, povos indígenas e migrantes.
- Defensoria Pública inaugura polo no município de Eirunepé e reforça atendimentos na calha do Juruá
- Cetam oferta 15 mil vagas para qualificação profissional; inscrições iniciam nesta segunda
O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, explica como vão ocorrer as ações durante a Semana Nacional de Registro Civil – Registre-se.
A certidão de nascimento, assim como o Registro Civil, conhecido como Carteira de Identidade, são documentos essenciais para o exercício da cidadania. Sem eles, os cidadãos enfrentam dificuldades no acesso aos serviços públicos como educação, saúde, previdência social, dentre outros. A II Semana Nacional de Registro Civil – “Registre-se” representa a oportunidade de fortalecimento dos direitos civis e da cidadania, afirma Ian Ribeiro.
Conforme ocorreu no ano passado, outros órgãos e secretarias do Governo do Estado, da Prefeitura de Manaus e do Poder Judiciário vão atuar durante o evento, na promoção da cidadania às populações vulneráveis.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar