O Amazonas recebeu 78.760 doses da vacina contra a dengue. Na capital Amazonense, a campanha de imunização começa nesta quinta-feira, 22. No primeiro momento, o público alvos são crianças de 10 e 11 anos, e as doses vão ser disponibilizadas 171 salas de vacinas existentes, como explica o Subsecretário de Saúde do Município, Djalma Coelho.
A estratégia deverá alcançar progressivamente as demais populações dentro da faixa etária de 10 a 14 anos, incorporada no Programa Nacional de Imunização (PNI). O esquema completo da Qdenga prevê duas doses, com intervalo recomendado de três meses entre cada aplicação. Caso tenha tido infecção recente por dengue, é recomendado que a pessoa aguarde seis meses, antes de iniciar o esquema vacinal.
Se a infecção ocorrer após a primeira dose, deve-se assegurar que a segunda, seja aplicada ao menos 30 dias após o início dos sintomas. Segundo o Diretor de Vigilância Epidemiológica da FVS-AM, Alexsandro Melo, a vacinação representa um avanço no enfrentamento da dengue.
A prevenção deve continuar, como limpar o quintal, evitar acúmulo de água parada, mesmo em pequenos recipientes como copos de plástico e tampas de garrafas.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar