O câncer de pênis é uma doença em que as células anormais se desenvolvem no tecido do órgão. Ele pode se manifestar de várias formas, incluindo feridas que não cicatrizam, crescimentos irregulares e alterações na cor da pele. Se não for tratado precocemente, o câncer de pênis pode se espalhar para outras partes do corpo e se tornar fatal. A falta de higiene é um dos principais fatores de risco.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lançou a campanha ‘Cuide! Você só tem um”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, ao longo do mês de fevereiro. A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), alerta que cerca de 25 homens são atendidos em casos avançados por ano.
Na região norte e nordeste do país, a maior parte dos casos ocorre em decorrência da falta de higiene no órgão genital, como explica o médico urologista da FCecon, Giuseppe Figliuolo.
Para evitar o surgimento da doença, é preciso evitar o consumo de tabaco, realizar atividades físicas regulares, prevenir-se de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e manter bons hábitos de higiene, alerta o médico.
Ao primeiro sinal de preocupação com a saúde genital masculina é importante buscar ajuda médica.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar
Foto: Luís Mansueto/FCecon