O calendário de saúde apresenta neste mês, a ação Fevereiro Roxo que dá visibilidade a algumas doenças, como o Alzheimer. A identificação precoce dos sinais desta condição, ajuda que o paciente tenha uma qualidade de vida melhor.
Um dos sintomas mais evidentes é a perda de memória recente. O geriatra, Dr. Sileno Portes Filho, ressalta que esquecer eventos recentes, nomes de pessoas próximas ou compromissos marcados pode ser um indicativo preocupante. E aconselha que qualquer mudança significativa na memória deve ser avaliada por um profissional de saúde.
Outro sinal comum do Alzheimer é a dificuldade em realizar tarefas cotidianas que antes eram simples. Cuidadores e familiares devem observar atentamente qualquer dificuldade do idoso.
Identificar os primeiros sinais do Alzheimer é crucial para garantir um diagnóstico precoce e um melhor gerenciamento da condição, como explica a neurologista, Dra. Taysa Abrahim.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa complexa e multifatorial, e ainda não há uma maneira garantida de prevenção. No entanto, há várias estratégias que podem ajudar a reduzir o risco ou atrasar o desenvolvimento da doença, como: manter a mente ativa, fazer uma dieta saudável, dormir o suficiente, controlar a pressão arterial e evitar estresse.
Com a conscientização e o apoio adequado, é possível proporcionar uma melhor qualidade de vida tanto para os pacientes quanto para seus cuidadores.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar
Imagem: ABRAZ