Papa Francisco pede oração pelos doentes terminais e suas famílias

“Rezemos para que os doentes terminais e suas famílias recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista médico quanto humano.”

Papa Francisco pede oração pelos doentes terminais e suas famílias

Papa Francisco pede oração pelos doentes terminais e suas famílias

Neste mês de fevereiro, a intenção do Papa Francisco volta-se aos doentes terminais e suas famílias, buscando que eles sejam acolhidos com amor e não fiquem isolados. Mensalmente, a Rede Mundial de Oração do Papa publica a intenção e o itinerário de oração.

Francisco chama a atenção para a atitude cultural da sociedade em tratar um paciente terminal como descartável e convida a refletir sobre a confusão que muitas pessoas têm diante daquele que está doente, sendo considerado “in-cuidável”.

Mesmo quando existem muito poucas possibilidades de cura, todos os enfermos têm direito ao acompanhamento médico, ao acompanhamento psicológico, ao acompanhamento espiritual, ao acompanhamento humano. Nem sempre se alcança a cura. Porém sempre podemos cuidar do doente, acariciar o enfermo.

Na intenção, o Papa destaca a tentação da eutanásia, presente em vários países. Contrário a essas ações, o pontífice convida as famílias a serem fortes e a compreenderem o estágio da doença, fazendo-se presentes no momento difícil do ente querido.

E é aqui onde entram os cuidados paliativos, que garantem ao paciente não somente a atenção médica, mas também um acompanhamento humano e próximo.

Em fevereiro a igreja celebra o Dia Mundial do Enfermo, convocado desde 1992 por São João Paulo II, no dia 11 de fevereiro, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes.

https://redemundialdeoracaodopapa.pt/

Ouça a matéria em áudio:

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar