Manaus contabilizou nesta quinta-feira (01), 43 ocorrências desencadeadas pela chuva, abrangendo áreas como trânsito, transporte e defesa civil. Os dados foram registrados pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC).
A defesa Civil registrou um total de 18 ocorrências, via Disque 199, envolvendo alagações, destelhamentos, desabamentos, deslizamentos e riscos de desabamento.
Vídeos circularam nas redes sociais sobre as consequências da chuva na capital.
A maioria das ocorrências de alagação, seis no total, foi na zona Norte, uma na zona Leste e outra na zona Centro-oeste. Quanto aos deslizamentos, cinco aconteceram na zona Sul e um na zona Leste. Dois desabamentos foram na zona Norte, com destelhamento na zona Sul. A zona Norte concentrou oito das ocorrências.
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana registrou um total de 25 ocorrências de trânsito, via Disque 0800 092 1118, incluindo acidentes com danos materiais, acidentes com vítimas lesionadas, circulação, estacionamento irregular e semáforos. No transporte, foram registradas três ocorrências via Disque 118, incluindo autuação por má conservação de ônibus e acidente entre ônibus e caminhão.
Orientações
Em situações de chuvas intensas, O Centro de Cooperação da Cidade orienta que a população evite deslocamentos desnecessários, especialmente em regiões propensas a alagamentos. Esteja atento aos boletins meteorológicos, garanta que sua casa esteja protegida contra infiltrações e mantenha um kit de emergência com itens essenciais; como água potável, alimentos não perecíveis, lanternas e medicamentos. Em caso de evacuação, siga as orientações das autoridades locais.
Além disso, esteja ciente dos pontos críticos na sua localidade, como áreas suscetíveis a deslizamentos e enchentes. Mantenha dispositivos eletrônicos carregados e tenha acesso a fontes de informação confiáveis, como rádio e canais de comunicação oficiais. Colabore com vizinhos e comunidade, oferecendo ajuda a quem possa precisar.
Com informações da Assessoria
Foto: Reprodução /Internet